No âmbito da disciplina de Psicologia, referente ao módulo VI “Da diferença dos comportamentos à diferenciação na intervenção” e tema do trabalho “Diferenças no acesso ao trabalho”, o grupo 7 constituído pelos elementos Ana Silva e Joana Pereira ficou responsável, pelo subtema “Baixas Qualificações”. Dentro desse tema teríamos que referir o analfabetismo funcional e as qualificações obsoletas.
O analfabetismo funcional é o nome dado à pessoa que, mesmo com a capacidade de descodificar as letras, ler frases, textos curtos e saber os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola. Elas sabem ler, escrever e contar e chegam até a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a escrita
Existem três níveis de alfabetização funcional:
Nível 1: Alfabetização Primária
Pessoas que só conseguem apenas ler e compreender títulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes e em fazer as operações básicas.
Nível 2: Alfabetização Básica
Pessoas que conseguem ler textos curtos, mas só conseguem extrair informações dispersas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo.
Também conseguem entender números grandes, realizar as operações básicas, mas sentem dificuldades quando é exigida uma maior quantidade de cálculos, ou operações mais complexas.
Nível 3: Alfabetização Plena
Pessoas que têm pleno domínio da leitura, escrita, números e operações matemáticas (das mais básicas às mais complexas).
Para finalizar, pretendemos relacionar os dois temas, da seguinte forma, a alfabetização é o problema de alguns indivíduos, derivado ao avanço das novas tecnologias algumas profissões deixaram de existir, por isso existe as qualificações obsoletas. Isto pode ser combatido com formações profissionais.
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